relatorio tst
TROCA DE LÂMPADA
Aluno: Francisco Rafael Nº21
Turma: 33SA
Relatório de Segurança do trabalho
Troca de lâmpadas.
Santo André, 30 de março de 2013
Relatório elaborado para o desenvolvimento da operação de troca de lâmpada, para a conscientização dos riscos e métodos de controle ou extinção de possíveis acidentes que tem como meta a preservação da segurança e saúde proporcionada pelo Serviço Especializado de Engenharia de Segurança de Medicina e Trabalho – SESMT.
INSTRUÇÕES PRELIMINARES
Como item primordial o desligamento de todo o campo de atuação do profissional especializado em Elétrica de acordo com a NR-10, 10.8.
Antes de qualquer operação deve se adotar medidas preventivas de proteção para evitar possíveis riscos e acidentes. NR-10,10.4.2
O desligamento deve ser desenvolvido através de um projeto instituído pela NR-10, 10.3. Promovendo assim medidas que impeçam o reenergização para preservação da saúde do trabalhador e efetuação do trabalho.
NR-10, 10.5.1. Somente será considerado desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediantes os procedimentos apropriados, obedecida a sequencia abaixo:
a) Seccionamento;
b) Impedimento de reenergização;
c) Constatação da ausência de tenção;
d) Instalações de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores do circuito;
e) Proteção dos elementos energizados existentes nas zonas controlada;
f) Instalação da sinalização de impedimento de reebergização.
Circuitos elétricos separadamente tais como: Comunicação, sinalização, controle e tração elétrica devem ser identificados e instalados separadamente. NR-10, 10.3.3.1
É de importância obrigatória à instalação de aterramento para proteção tanto dos equipamentos e saúde do colaborador. NR-10, 10.3.4.
Para melhor aproveitamento do profissional especializado em elétrica deve deixar a sua disposição o projeto das instalações de acordo com a