Relatorio Toxo
A toxoplasmose é uma zoonose de felídeos causada pelo Toxoplasma gondii com distribuição mundial, seu contágio se dá pela ingestão de oocistos eliminados nas fezes de gatos ou outros felídeos, ou de carnes mal cozidas contendo cistos do parasitas. A grande preocupação sobre toxoplasmose é de se passar da mãe para o feto, ocorrendo graves sequelas ao mesmo.
O diagnóstico de toxoplasmose é baseado na pesquisa de anticorpos conta o parasita, já que seus sinais clínicos se confundem com outras doenças. INTRODUÇÃO
A toxoplasmose é uma doença infecciosa geralmente benigna e assintomática do homem e dos animais, cujo agente etiológico é o Toxoplasma gondii, parasito intracelular obrigatório de distribuição mundial.
Quando a infecção por T.gondii é adquirida durante a gestação, existe um alto risco de infecção para o feto, podendo provocar aborto ou lesões graves que são mais severas quanto mais precoce for a contaminação materna. As determinações sorológicas são mais convenientes e certeiras para o diagnóstico da toxoplasmose, e deve ser estabelecido:
a) a soroconversão de negativo a positivo,
b) um aumento no título de anticorpos e
c) a presença de IgM específica que indicaria infecção ativa.
OBJETIVOS
Eritrócitos de aves estabilizados, sensibilizados com componentes antigênicos do altamente purificados, mostram aglutinação quando reagem com anticorpos contra esses antígenos presentes no soro.
Identificação de Toxoplasmose através da técnica de hemaglutinação indireta em soro com anticorpos IGg e IGm.
Metodologia do teste
TESTE DE HEMAGLUTINAÇÃO INDIRETA
Para o teste de hemaglutinação é utilizado hemácias de aves recobertas com antígenos de Toxoplasmose gondii altamente purificados, que são aglutináveis tanto por IgG quanto por IgM, fazendo que o teste seja altamente sensível. A presença desses anticorpos permite saber em que fase se encontra a infecção seja ela aguda ou crônica, além disso, é um teste prático de baixo custo que