Relatorio TESTE DE ORDENA O
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
CAMPUS DE POMBAL - PB.
Curso: Engenharia de Alimentos
Disciplina: Análise Sensorial
Professora: Maíra Felinto Lopes
TESTE DE ORDENAÇÃO
Tamires dos Santos Pereira
23 de setembro de 2010
1. INTRODUÇÃO
O teste de ordenação consiste na apresentação de três ou mais amostras de maneira casualizada e balanceada, onde os julgadores são solicitados a ordená-las, seja em ordem crescente ou decrescente, quanto à intensidade de um determinado atributo (OLIVEIRA, 2010).
Este método deverá ser utilizado quando o objetivo é a comparação de diversas amostras no respeitante a um único atributo, e.g, doçura, acidez, preferência. A ordenação é o modo mais fácil de efetuar esta comparação (NORONHA, 2003).
A ordenação é um teste que consome pouco tempo e que pode ser aplicada na pré-seleção de um grande número de amostras e na seleção e treinamento de julgadores (ABNT, 1994). O número de julgadores deve ser no mínimo de cinco especialistas ou 15 julgadores selecionados. Para o teste em laboratório, utilizam-se 30 ou mais julgadores e, para o teste de consumidor, 100 ou mais (Adolfo Lutz, 2008).
O resultado é dado pela soma das ordens obtidas dos julgadores a cada uma das amostras. A avaliação estatística deve ser feita pelo teste de Friedman utilizando a tabela de Newell e MacFarlane para verificar se há ou não diferença significativa entre amostras. Se a diferença entre as somas das ordens for maior ou igual ao valor tabelado, conclui-se que existe diferença significativa entre as amostras ao nível de significância correspondente (Adolfo Lutz, 2008).
Segundo as Normas Técnicas Especiais Relativas a Alimentos e Bebidas, suco de frutas cítricas é o líquido obtido por expressão ou extração de frutas cítricas, por processos tecnológicos adequados, será designado “suco”, seguido do nome da fruta que lhe deu origem. Ex.: “suco de