relatorio termoquimica
Engenharia Química
Termoquímica
Cecília Neta
Jéssica Alcântara
Maria Eduarda Muricy
Pâmela Ferraz
Yan Tomaz
Salvador, Bahia, Brasil
2011
Termoquímica
Cecília Neta
Jéssica Alcântara
Maria Eduarda Muricy
Pâmela Ferraz
Yan Tomaz
Salvador, Bahia, Brasil
2011
Termoquímica
A energia liberada nas reações químicas está presente em várias atividades da nossa vida diária. Por exemplo, o calor liberado na queima do gás butano que cozinha os nossos alimentos, o calor liberado na combustão do álcool ou da gasolina que movimenta os nossos veículos e através das reações químicas dos alimentos no nosso organismo que obtemos a energia necessária para manutenção da vida.
A maioria das reações químicas ocorre produzindo variações de energia, que frequentemente se manifestam na forma de variações de calor. Segundo Alves (2011) [1] “A Termoquímica estuda o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes.” Essas reações podem liberar calor para o ambiente externo- reações exotérmicas, assim como, pode absorver esse calor- reações endotérmicas. As reações exotérmicas se caracterizam pelo fato de sua capacidade de liberação de energia, havendo assim um aumento significativo da temperatura do meio, em que a entalpia do lado dos produtos será menor que a entalpia do lado dos reagentes, tendo assim uma variação de entalpia negativo:
Hp < Hr ; ∆H < 0
Já na reações endotérmicas, temos uma grande absorção de energia, diminuindo-se a temperatura no meio , onde o lado dos reagente terá uma entalpia maior que a dos produtos , tendo a variação desta entalpia positiva:
Hp > Hr; ∆H > 0
É também na termoquímica que se aplica a Lei de Hess ou também chamada de Lei dos estados inicial e final, que explica que o ∆H de uma determinada reação só depende dos estados inicial e final e não dependerá dos estados intermediários da