relatorio termodinâmica soluçoes
Universidade Federal do Pará
Curso de Engenharia Química
TERMODINÂMICA E SOLUBILIDADE
Belém – Pará
2012
Universidade Federal do Pará - UFPA
Faculdade de Engenharia Química
Disciplina: Termodinâmica experimental
Professora: Ana Paula
Alunos:
TERMODINÂMICA E SOLUBILIDADE
Trabalho apresentado à disciplina de Termodinâmica Experimental, que valerá nota para a avaliação dos alunos, encaminhado a Ana Paula realizado na Universidade Federal do Pará.
Belém – Pará
2012
1. Introdução
Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja , existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente.
A temperatura interfere na capacidade de dissolução de um solvente com relação a um certo soluto, desta forma a cada temperatura teremos um determinado valor para a solubilidade.
A influência da temperatura na solubilidade pode ser compreendida à luz do princípio de Le Chatelier. Considere uma solução saturada, em equilíbrio com excesso de soluto (corpo de fundo), segundo Le Chatelier, nesse caso, o equilíbrio irá se deslocar na direção que absorve calor.
Caso a dissolução for um processo endotérmico, que ocorre devido à absorção de calor, como nocaso da dissolução do sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl), a absorção de calor implica em deslocamento do equilíbrio para a direita. Com isso, aumenta a massa de cloreto de sódio na fase aquosa, ou seja, sua solubilidade aumenta com a temperatura.
Por outro lado, se a dissolução for um processo exotérmico, que libera calor, como é o caso da dissolução do hidróxido de sódio (NaOH), o aumento da temperatura desloca o equilíbrio para a esquerda. A solubilidade, nesse caso, diminui com o aumento da temperatura.
2. Objetivo
Calcular ΔG, ΔH e ΔS para