Relatorio tecnico de informatica
Matéria de L.P.L.B.
Graciliano Ramos
Tabatinga – AM – 2012
Alunos:
Dirlene do Carmo Chagas
Karla Izabel Vargas Litaiff
Maristela Barbosa Cardoso
Solange Santos de Lima
Trabalho apresentado com requisito parcial para a obtenção de notas da disciplina de LPLB sob a orientação da professora: Lurdes Campelo do curso de Informática 3º ano Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Tabatinga – AM – 2012
Graciliano Ramos
Graciliano Ramos nasceu em 1892, em Quebrangulo, Alagoas. Filho de Sebastião Ramos e Maria Amélia Ramos viveu toda sua infância nas cidades Viçosa, Buíque e Palmeiras dos Índios, localizadas no estado de Alagoas. Na juventude, após concluir seus estudos, vai morar no Rio de Janeiro para trabalhar na área do jornalismo onde começou a escrever. Voltou para o Nordeste em setembro de 1915, fixando-se junto ao pai, que era comerciante em Palmeira dos Índios. Neste mesmo ano casou-se com Maria Augusta de Barros, que morreu em 1920, deixando-lhe quatro filhos.
Em 1927 foi eleito prefeito de Palmeira dos Índios, tomando posse no ano seguinte. Ficou no cargo por dois anos, renunciando a 10 de abril de 1930.
Entre 1930 e 1936 viveu em Maceió, trabalhando como diretor da Imprensa Oficial, professor e diretor da Instrução Pública do estado. Em 1936 foi preso em decorrência do pânico insuflado por Getúlio Vargas após a Intentona Comunista de 1935, sob a acusação de ser subversivo, sofrendo horrendas humilhações – experiências reveladas em sua obra “Memórias do Cárcere”.
Em 1938 publicou Vidas Secas. Em 1945, depois de libertado, fixou-se no Rio de Janeiro e não mais voltou ao Nordeste, época então que se consagrou como um dos maiores romancistas brasileiros, considerados por muitos o sucessor de Machado de Assis. Nesse mesmo período filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro. Em 1951 consagrou-se presidente da Associação Brasileira de Escritores.
Faleceu em 1953 devido ao câncer que