Relatorio tecnico de gastronomia
Sabemos que a alimentação é à base da vida e dela depende o estado de saúde do ser Humano. O tema reaproveitamento alimentício é muito pouco visado em nossa sociedade hoje em dia, e por já ter conhecimento sobre os dados alarmantes do desperdício. Nos dias atuais o Brasil é campeão mundial em desperdício de alimentos. Todo ano e jogado na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida, quantidade suficiente para sustentar 30 milhões de pessoas. Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões são de comida. O esbanjamento começa no plantio e se repetem na colheita, no transporte, no armazenamento, em supermercados, feiras, restaurantes, despensas e ate na cozinha.
Muitas vezes não percebemos, mas, todos os dias, deixamos de consumir uma quantidade considerável de vitaminas presentes nos alimentos.como casca de ovo, sementes de abóbora, etc. Inúmeros são os exemplos de restos de alimentos de alto teor vitamínico que, na preparação de refeições, acabam indo parar na lata de lixo.
Para termos uma idéia do que costumamos perder, apenas 100 gramas de rama de cenoura têm 25,5 MG de ferro e essa quantidade é o dobro da necessidade diária de ferro para um adulto. Essa parte da cenoura, além de ajudar na conservação do legume, pode ser usada posteriormente na preparação de arroz ou saladas. O reaproveitamento de alimentos e a idéia mais eficaz e econômica,pois podemos preparar diversos pratos além de serem nutritivos e muito barato.
O objetivo do reaproveitamento simplesmente evitar desperdício, na verdade é algo que podemos perfeitamente ser reaproveitado evitando o desperdício e ainda economizando.
Desenvolvimento
Na aula aprendemos como reaproveitar mos às sobras de alimentos, o grupo participou com muito entusiasmo no desenvolvimento das receitas.
Na realização de todos os alimentos concluímos que o reaproveitamento é tão necessário que basicamente e avanço de um conhecimento.
Bem cada