Relatorio Tecnicas de Aquecimento e Estudo da Lei de Lavoisier
Fontes de Calor Algumas operações em laboratório envolvem processos de aquecimento. A escolha da fonte de calor depende do material a ser aquecido e o porquê de ser aquecido. As fontes de aquecimento mais utilizadas são: gás e energia elétrica.
Bicos de gás
Os bicos de gás são utilizados em aquecimento de substâncias não inflamáveis.
O aquecimento pode ser:
Direto: a chama fica em contato direto com o recipiente, é o caso do aquecimento de cadinhos que ficam apoiados sobre o tripé em triângulos de porcelana e de tubos de ensaio, que são seguros através de uma pinça de madeira.
Indireto: os recipientes ficam apoiados sobre uma tela, denominada tela de amianto, que distribui uniformemente o calor da chama; é o caso do aquecimento de bechers, balões de fundo chato, caçarolas, balões de fundo redondo e de destilação, etc.
Energia elétrica:
Para aquecimento de substâncias inflamáveis são utilizados os seguintes aparelhos.
Manta elétrica – serve para aquecimento de balão de fundo redondo
Chapa elétrica – serve para aquecimento de balão de fundo chato, bécher, erlenmeyer, etc.
Para calcinação e secagem de material:
Fornoou mufla – atinge temperaturas de 1000 a 1500°C, sendo utilizado para fazer calcinações. O material mais utilizado neste tipo de aquecimento é o cadinho.
Estufa – utilizada na secagem de materiais, atingindo no máximo 200°C.
Trabalhos com bico de gás
Em nosso laboratório, utilizamos um bico de gás denominado bico de Bunsen. As partes fundamentais do bico de Bunsen são: a base (onde se encontra a entrada de gás), o tubo ou haste (onde se encontram as janelas de ar que fornecem o oxigênio necessário para alimentar a combustão, e por onde passa o fluxo de gás) e o anel (parte que envolve a haste e contem as janelas de entrada de ar).
Para utilizar adequadamente o bico de Bunsen, uma vez que ele esteja conectado à rede de distribuição de gás através de um tubo de látex, deve ser observada a seguinte sequência:
Objetivos
Realizar diferentes