relatorio suinocultura
SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA: SUINOCULTURA
Uberlândia
Maio/2014
Como aula prática foi feita visitação à criação de suínos no IFTM Campos Uberlândia, onde se observou o manejo, as matrizes, o estágio de reprodução, a vida adulta durante a engorda e o abate desses animais. As matrizes são adquiridas em empresas especializadas, sendo preservadas as características principais e uteis para determinados tipos de produção, elas recebem um tratamento especial até chegar o momento de reproduzir. Os animais provenientes das matrizes não são utilizados para reprodução, pois os próximos descendentes perderiam produtividade por não manter as mesmas características da matriz assim os produtores devem comprar novas matrizes parar dar prosseguimento.
Durante a gestação as fêmeas ficam em um local isolado dos demais onde tem melhores condições para o nascimento dos filhotes, longe de outras porcas que poderiam provocar brigar e stress, recebem também alimentação adequada para o desenvolvimento dos fetos, diminuindo assim o índice de animais que possam nascer mortos ou doentes. Alguns leitões nascem muito fracos e não conseguem se alimentar como deveriam por causa da disputa entre os outros irmãos, por isso é importante que a porca não tenha mais do que 12 filhotes por gestação. Ela deve beber de 25L a 30L de água por dia para produzir em média 12L de leite.
A gestação dura em média 115 dias (3 meses, 3 semanas, 3 dias) e as porcas assim como a maternidade onde estão devem ser bem higienizados para evitar infecções Após o nascimento dos filhotes a porca deve amamentá-los e descansar, Com o passar dos dias assim que estiverem prontos são desmamados e castrados. Após todos processos necessários são encaminhados para a etapa de engorda e depois