Relatorio sobre o documentario de Darcy Ribeiro
Com o tempo, muitas coisas mudaram. Antes, o Brasil poderia ser chamado de “a morada de Deus”, era um lugar calmo, com muita vegetação, animais e habitado por um povo com costumes e culturas muito diferente das demais, até então desconhecido do resto do mundo. Essas pessoas eram chamadas de Brasis, mais tarde também foram chamados de Índios, eram um povo de cerca de 8 milhões de pessoas. Nossa terra foi descoberta em 1500 pelos portugueses, que a chamaram de “A Ilha Brasil”.
A maior tribo da época era a dos Tupis. Viveram por muito tempo em regiões do centro-oeste, mas depois se espalharam por todo o Brasil. Não só este povo, mas muitos outros viveram na região por anos, praticavam a agricultura, com suas variadas técnicas. Os Tupinambás tiveram mais contato com os portugueses, se dedicavam muito a guerra e festas. Maloca, esse era o nome de suas “casas”, nelas viviam até 180 pessoas e tudo era de todo mundo. O adultério resultava em morte e a homossexualidade era algo comum. Os homens desde criança caçavam e as mulheres eram tecelãs, preparavam a comida e cuidavam da casa. Eram muito detalhistas, tanto que suas ferramentas de trabalho se transformavam em arte. As guerras entre tribos eram implacáveis, com recursos que surpreendem até hoje. Prisioneiros de guerra, às vezes acabavam sendo mutilados, assados e devorados. Os portugueses (Matriz Lusa) quando chegaram ao Brasil trouxeram muitos tripulantes. Portugal no seu processo de formação teve muitas influências de outras civilizações. A Igreja Cristã era muito importante, tinha grande influência sobre a população. Em 1500, as famosas 13 caravelas de Cabral partiram, sem saber o que lhes esperava.
África (Matriz Africana), lugar que também já foi conhecido como terra negra. De lá vieram muitas pessoas para o Brasil. Acreditavam que existia um pai de tudo e que o homem seria o principio da criação do mundo. Tinham uma cultura musical muito rica e