Relatorio sobre visita a oficina de estruturas navais
Chegado a oficina, nos encaminhamos as carreiras, o anexo 2 do edificio 19. Nele é feita toda a montagem do navio, que depois de pronta toda a sua estrutura, é levado de parte em parte atraves dos carrinhos e guindastes, para a carreira. Lá sera feita a pre-montagem do seu casco, ou seja, toda a sua estrutura externa. Depois de montado e feito o seu acabamento, os ultimos detalhes são acertado e o navio esta pronto para a sua primeira navegação.
Apos conheçer o anexo 2, nos direcionamos ao anexo 1. Este é disposto de toda a materia prima necessaria para a construção e manutenção de estruturas navais. Alocados em cabides, as chapas de diferentes espessuras ficam a disposição do arsenal. Depois de escolhida para uma obra, a chapa é recolhida e encaminhada ao ''shop prime'', onde passará por uma preparação (limpeza), onde ficara pronta para o uso.
Logo depois, entramos na oficina. Esta, a maior de todo o arsenal, é composta por uma grande infra-estrutura de guindaste e maquinas, dispostas aos trabalhadores. Na metade da visita na oficina, diferentes tipos de maquinas foram observadas: calandras e prensas dão formas aos materias (coninas e cilindricas). Maquinas de desempeno devolvem as chapas a sua forma regular. Podendo ser feita em desempenadeira para chapas menores que 6 mm, e na desempena quente, para maiores que 6mm. Maçaricos (oxi-corte) fazem os cortes pequenos. Cortes ate 13mm são feitas na guilhotina. Cortes de aluminio, inox, chapas com espessura grossa é feita no 'corte plasma', na qual usa a fusao de agua com ar comprimido. Alemde contar com diferentes tipos de maquinas, a oficina dispoe de locais para pre acabamento, montagem e acabamento (feitos a solda) e fabricação de pequenas peças.
Diante de todo