Relatorio sobre Queda Livre
A experiência realizada utiliza uma esfera que cai livremente de distâncias determinadas. Seu tempo de queda é medido e anotado em uma tabela.
O físico Galileu Galilei, ao realizar o método experimental, chegou à conclusão de que quando dois corpos de massas diferentes, desprezando a resistência do ar, são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante.
Galileu mostrou que isso soltando vários corpos do alto da Torre de Pisa. Além disso, ele usou um argumento convincente a favor de g(gravidade), que para todos os corpos de diferentes massas têm a mesma aceleração na queda, não importando o seu tamanho, e sim o peso, se dois corpos possuem uma mesma massa, suas acelerações, ao serem laçados da mesma altura, serão iguais.
A figura a seguir mostra um objeto em queda livre sofrendo somente a ação da gravidade:
Figura1: Diagrama ilustrativo de queda livre.
Quando tratamos de corpos em queda livre, utilizamos o eixo dos y como referencial e a aceleração(a) da gravidade(g), assim, a equação do movimento pode ser reescrita da seguinte maneira: y=y_0+v_0 t+1/2 gt^2 (Equação 1)
Em que:
y : posição final (m); y0: posição inicial (m); v0: velocidade inicial (m/s); g: aceleração da gravidade (9,78 m/s²); t: tempo (s).
2. OBJETIVO
Estudar o movimento de um corpo em queda livre; Determinar o valor da aceleração da gravidade local.
3. METODOLOGIA
Para a realização deste experimento são necessários (figura 2): esfera (1); eletroímã (2); sensor ótico (3); cronômetro digital (4); chave 2 polos/2 posições (5); tripé e haste de sustentação (6); cesta (7); régua ou trena.
Figura 2: Aparato experimental utilizado
O experimento foi