Relatorio sobre iogurte
IFMA
Curso: Tecnologia em alimento
Disciplina: Tecnologia de leite e derivados
Profª: Sildiana
Discentes: Ana Gabriela
Gislaine A
Paula Jessica
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: Processamento de doce de leite
1. INTRODUÇÃO
O Iogurte é reconhecidamente um alimento tradicional dos povos do Oriente Médio e o interesse nesse produto fez com que ele se difundisse na Itália, França, Holanda, para outros países europeus e para a América do Norte. Nos países ocidentais, basicamente o seu consumo era devido a prescrições médicas, em razão da reputação do seu valor terapêutico. Hoje, o produto, além de ter perdido a característica dietética, é consumido como sobremesa, complementando refeições ligeiras e mesmo por prazer, devido não só a sua apresentação, ao seu valor e aspecto agradáveis, como também em razão do conhecimento de seu valor nutritivo (FERREIRA, 2005).
Pode ser caracterizado como um produto que resulta da fermentação do leite por culturas “starters” que contenham somente o Streptococcus thermophilus e o Lactobacillus delbrüeckii, subsp. bulgaricus. No entanto, não se impede que o produto possa ser veículo de outra bactéria, como Lactobacillus acidophilus, adicionado após a elaboração do produto durante o seu resfriamento (FERREIRA, 2005).
Com o objetivo de produzir iogurte, a turma do 6º período do curso de tecnologia em alimentos IFMA – Campus São Luís Maracanã realizou a 3ª aula prática da disciplina de Tecnologia de Leite e derivados, ministrada pela profª Sildiana Serqueira, realizado no Laboratório de leite do Campus. 2. OBJETIVO
Produzir iogurte
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1. Materiais
Vidrarias
Reagentes
Ingredientes
Materiais
Pipeta graduada de 10ml solução alcoólica de fenolftateleína a 1% f: 1,0456
10L de Leite
Termolactodensímetro
Béquer de 50ml
Solução de Fenolftaleína
1kg Açúcar
Balde de inox