Relatorio sobre Eletricidade
relatorio de eletricidade - relatorio das praticas envolvendo lei de ohm,...
Termos como corrente elétrica, tensão e energia elétrica já fazem parte do vocabulário da maioria das pessoas.
No entanto é muito importante que eles sejam bem definidos para que se possa compreendê-los mais adiante nas praticas. A corrente elétrica é o movimento ordenado de elétrons através de um condutor, e para se manter uma corrente elétrica no circuito deve-se existir uma fonte de tensão para que os elétrons se desloquem ordenadamente, e deve haver um caminho continuo para que os elétrons fluam do terminal negativo para o positivo da fonte. Este caminho continuo é um condutor que possua resistência tão pequena que é desprezada, ele é representado por uma linha continua, neste caminho continuo deve-se ter condutores e uma carga a que se deve ser fornecida a energia elétrica para um determinado fim controlando a passagem da mesma. O fundamento que controla a passagem de tensão e corrente sobre um condutor é chamado de resistência elétrica e estar representado na equ.01 e seu símbolo esta representado no circuito 2.2, ela nos diz que possui alta resistência elétrica um condutor que submetido a uma tensão elevada é percorrido por uma corrente de pequena intensidade.
A unidade SI da resistência é o volt/ampere, denominado ohm.
E= Tensão R= Resistência
I= Corrente
Os elementos que não possuem resistência elétrica nula são chamados de resistores. A divisão de tensão e corrente no circuito dependerá do valor deles e da maneira em que estão as suas ligações: em série ou paralelo.
Os valores das resistências nos resistores podem ser achadas de duas formas, através do instrumento de medida: ohmímetro, ou através da leitura do código de cores expresso no resistor e que tem seus significados representados na tabela 4.1. Em relação às ligações entre os componentes de um circuito elétrico, no caso de estarem em serie sua corrente será constante sendo a mesma em