relatorio sobre doenças sexualmente transmissiveis
Ciências Naturais
Elaborado por:
Diogo Mendes 9ºB nº9
Ano Lectivo:
2013/2014
Índice
Introdução ……………………………………………… pág. 3
IST: as infecções mais comuns e seu tratamento…..pág. 3
Prevenção das IST…………………………………….pág. 4
Conclusão……………………………………………….pág. 5
Bibliografia/Webgrafia……………………………… pág. 6
Introdução
O presente trabalho tem como objectivo abordar o tema “Infeções Sexualmente Transmissíveis” (IST). As IST’s são também conhecidas como doenças sexualmente transmissíveis ou doenças venéreas. Estas infeções são transmitidas através de contacto sexual ou de outras formas, tais como a partilha de material cortante, uso de seringas ou de instrumentos de tatuagens, de furar orelhas ou de acupuntura não esterilizados.
Neste trabalho serão referidas algumas das infeções mais conhecidas e alguns modos de prevenção.
Desenvolvimento
Algumas das infeções sexualmente transmissíveis, como a VIH/SIDA, não têm cura sendo que a única coisa que se pode fazer é tomar alguns medicamentos que aumentam a qualidade de vida dos doentes.
A SIDA ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é um desses exemplos, pois é um conjunto de sintomas e infeções que caracterizam a síndroma e é o agente patogénico transmissível VIH que causa a imunodeficiência adquirida.
Os sintomas da infecção pelo VIH são tardios ou seja, uma vez infetados só por volta de 4 a 5 meses depois podemos fazer o teste e dizer que temos ou não a infeção.
A Clamídia é uma infecção do tipo bacteriano que pode afectar o pénis, a vagina, o colo do útero, o ânus, a uretra, a garganta ou os olhos. É a IST mais comum. Pode não apresentar sintomas mas alguns deles são: nas mulheres a dor pélvica, o corrimento vaginal, alguma dor durante a relação sexual ardor ao urinar e alguma hemorragia entre as menstruações; nos homens existe também ardor ou dor ao urinar, pus ou