Relatorio sobre dieta pastosa
Objetivo
Objetivo da prática realizada foi desenvolver um almoço com as caracteristicas fisicas e sensorias de consistência pastosa, com o intuito de demostrar na prática as preparações citadas em sala.
Caracteristicas da dieta
Segundo Isosaki et al. (2009), as dietas são elaboradas considerando-se o estado nutricional e fisiológico das pessoas, e em situações hospitalares, devem estar adequadas ao estado clínico do paciente, além de proporcionar melhoria na sua qualidade de vida. Portanto a dieta hospitalar garante o aporte de nutrientes ao paciente internado e preservar seu estado nutricional, por ter um papel co-terapêutico em doenças crônicas e agudas (GARCIA, 2006).
A dieta pastosa é indicada para pacientes com dificuldade de deglutição e mastigação, principalmente para pacientes idosos, pessoas portadoras de doenças neurológicas e o grau da doença crônica. A principal caracteristica é a atenuação da textura, por meio do abrandamento das fibras, através do processo de cocção.
Alimentos recomendados: todos os alimentos que possam ser transformados em purê, mingaus de amido, de milho, aveia, creme de arroz. Alimentos sem casca ou pele, moídos, liquidificados e amassados. Alimentos evitados: Alimentos duros, secos, crocantes, empanadas, fritos, cruas, com semente, casca, pele. Preparações contendo azeitona, passas, nozes (outras frutas oleaginosas), coco e bacon. Iogurte com pedaços de frutas, frutas com polpas, hortaliças folhosas cruas, com sementes; biscoitos amanteigados, pastelarias.
Tem como principais objetivos nutricionais: suprir as necessidades nutricionais do indivíduo; Conservar ou restaurar o estado nutricional do paciente; Facilitar os processos de mastigação e deglutição.
Cardápio Proposto
Arroz bem cozido, carne moída e purê de batata.
Ingredientes utilizados:
Receita
Utilizados
Arroz
60g
60g
Água para arroz
720ml
680ml
Carne moída magra
80g
80g