Relatorio sobre castanha da india
Na medicina popular a castanha-da-Índia é conhecida como ativadora da circulação sanguínea, e neste trabalho, destacam-se a utilidade e os benefícios que a castanha-da-Índia traz a saúde, como também sua indicação terapêutica, composição química e atividade farmacológica.
2. REVISÃO DE LITERATURA 2.1. Descrição Botânica do Vegetal
3. PARTE UTILIZADA DA CASTANHA-DA-ÍNDIA Folhas, sementes, frutos.
1. Modo de utilização Para fins medicinais são utilizadas as folhas, sementes e frutos. • Doenças da pele (dermatites, eczemas e inflamações gerais): utilizar como lavagens e compressas aplicando durante 15 minutos sem friccionar. • Má circulação, caimbras ou pernas cansadas,: adicione 5 colheres de sopa de pó da castanha-da-índia em uma garrafa de álcool etílico a 70% . Feche a garrafa e deixe descansando duas semanas numa janela à luz do sol. Coloque a seguir a preparação em uma garrafa escura, limpa e bem tampada e conserve ao abrigo do sol. Para a utilização dilua 5 colheres de sopa em 1 litro de água. • Pele oleosa: sabonete com castanha da índia. • Circulação: Chá: adicione 30 g de folhas de castanha da índia em 1 litro de água. Beba dois a três copos por dia.
4. INDICAÇÃO TERAPEUTICA
Existem diversas opções de aplicações fitoterápicas da castanha-da-índia, todas relacionadas com a ativação da circulação como:
- Tratamento de alterações e perturbações da circulação sanguínea venosa
- Tratamentos em casos de flebites ( inflamação de veia ocorrida geralmente nas pernas)
- Uso na prevenção de varizes
- Tratamento de processos reumáticos
- Prevenção de hemorróidas
- Ação antiinflamatória.
5. COMPOSIÇÃO QUÍMICA
A constituição química da Castanha-da-Índia é rica em saponinas, flavonóides e vitaminas, como segue: