Relatorio sintese do alcool bensilico
1026 palavras
5 páginas
SÍNTESE DO ÁLCOOL BENZÍLICO E DO ÁCIDO BENZÓICORELATÓRIO REFERENTE ÀS EXIGÊNCIAS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL, MINISTRADA PELO PROFESSOR DOUTOR LEONARDO RAMOS PAES DE LIMA
Introdução
O ácido benzóico, C6H5C(O)OH, é um composto aromático classificado como ácido carboxílico (ou especificamente, ácido monocarboxílico). Este ácido fraco e seus sais são usados como conservante de alimentos e ocorre naturalmente em certas plantas.
Seu anel aromático é similar ao do benzeno e é o mais simples ácido carboxílico aromático. Apresenta-se como um sólido cristalino incolor.
O ácido benzóico é um importante precursor para a síntese de muitas outras substâncias orgânicas. Entre os derivados do ácido benzóico se encontram o ácido salicílico e o ácido 2-acetilsalicílico (ou o-acetilsalicílico), também conhecido como aspirina.
O ácido benzóico é barato e facilmente disponível, de modo que a síntese em laboratório de ácido benzóico é praticada principalmente por seu valor pedagógico. É uma preparação comum de graduação em química.
Para todas as sínteses, ácido benzóico pode ser purificado por recristalização da água devido à sua alta solubilidade em água quente e baixa solubilidade em água fria. O não uso de solventes orgânicos para a recristalização torna esta experiência particularmente segura. Outros solventes de recristalização possíveis incluem ácido acético (anidro ou em solução aquosa), benzeno, éter de petróleo, e mistura de etanol e água.
Preparações industriais
Ácido benzóico é produzido comercialmente por oxidação parcial do tolueno com oxigênio. O processo é catalisado por naftalenatos de cobalto ou manganês. O processo usa matérias primas baratas, resultando em alto rendimento, e é considerado ambientalmente adequado ("verde").
A capacidade de produção dos EUA é estimada em ser de 126 mil toneladas por ano, muito do que é consumido internamente ou na preparação de outros produtos químicos industriais.
Também é produzido a partir do