relatorio seguranca
Em seguida foi apresentando um pequeno filme, onde mostrava a história de um servente chamado Raimundo que havia acabado de iniciar na obra e não tinha a consciência de segurança no trabalho e portanto não usava os EPI’s. Dentro do filme haviam diversas situações de perigo como, por exemplo, trabalho em altura sem cinto de segurança, vãos abertos, manuseio de maquinas e equipamentos inadequadas e sem uso de EPI, e em cada situação o Paulo parou o filme e explicou para os participantes do curso, qual a maneira correta de se portar e os equipamentos adequados para cada situação. Ainda sobre o Raimundo, após um acidente na serra circular onde ele fazia treinamento com um carpinteiro e após a morte de seu amigo que caiu de um vão aberto, ele tomou consciência da importância do uso dos EPI’s e da segurança dentro da obra e começou a alertar os companheiros, e a corrigir os erros que encontrava. Assim ele foi nomeado novo encarregado da turma, pois aos olhos do engenheiro ele demonstrou que tinha iniciativa, liderança e se preocupava com a segurança dele e das outras pessoas envolvidas no trabalho.
Foi apresentado um vídeo explicando a importância do uso de protetores auriculares devido ao volume das maquinas e equipamentos utilizados na obra. O vídeo mostrou como funciona um ouvido por dentro e como ele é afetado pelo barulho produzido por alguns serviços, podendo com ao longo do tempo levar à surdez.
Foi abordado ainda como se deve fazer os fechamentos de vãos, como se usar o cinto de segurança com a corda guia e a importância da limpeza e organização da obra.