Relatorio Sachs
A divisão ZF Sachs, na planta de Araraquara, produz discos de embreagens e platô para veículos comerciais e de passeio, acumulando um grande número de prêmios recebidos, além de certificados de qualidade emitidos por organizações competentes.
Na visita percebemos que para o manuseio das peças, eles usam paquímetro, micrometro e relógio comparador para medição precisa do platô e do disco de embreagem. Na confecção da peça podemos notar que é utilizado matemática, pois são utilizadas amplitude e medida mediana para medição. Como na matemática amplitude é a maior e o menor valor que a peça pode atingir. No caso da Sachs essa medida tem uma variação tolerável que é de no máximo um decimo para mais ou menos. Já a medida mediana é o valor que chega mais próximo da medida.
Existe um sistema de balanceamento, onde a peça é colocada sobre um disco dentro da maquina e ao girar a mesma indica onde existe diferença de peso, mantendo assim a peça balanceada por completo de ponta a ponta.
Para as prensas, onde é prensado o conjunto de platô, eles utilizam rebites de 9,5 mm com um decimo de tolerância. No torno é feito o controle do diâmetro interno e externo, altura da orelha, diâmetro do cordão, inclinação da face e rugosidade da placa de platô.
Todas as medidas que são utilizadas são feitas pela CF (controle de fabricação) e CEP (controle estatístico de processo), que são responsáveis pelo controle e qualidade das peças, garantindo que todas elas saiam boas e que alcancem um valor de medida aceitável e segura para uso. Também realizam os desenhos das peças utilizando muita geometria, retas, inclinações e ângulos.
É utilizado um sistema chamado TPM (Total Performance Da Maquina), onde é organizado um time composto por dois ou mais funcionários que atuem na maquina e através dele é realizado ações de melhoria, manutenções programadas, limpeza, pintura e organização; sendo que tudo é acompanhado de perto pelos lideres e coordenadores