Relatorio Quimica
1. INTRODUÇÃO
Na química analítica, os usos dos equipamentos de medição devem ser feitos com extrema precisão, visando reduzir os erros de aferição, assim conseguindo obter resultados mais confiáveis. Qualquer trabalho analítico, seja na química ou em qualquer outra área, os resultados estão sujeitos a erros do operador e dos instrumentos, que podem estar mal calibrados ou feitos sem nenhum tipo de calibração. Visando obter os valores mais próximos aos reais os processos de analise se dispõem de uma série de testes no intuito de conseguir calcular o desvio padrão e se chegar ao valor mais próximo da realidade, repetindo o processo diversas vezes.
O presente trabalho tem o objetivo de expor o processo de verificação da precisão e exatidão das seguintes vidrarias: Bureta, béquer, proveta, pipeta graduada e pipeta volumétrica. Através do procedimento de medições comparativas da massa, que consiste na pesagem dos béqueres inicialmente vazio e posteriormente com as substâncias através da dosagem com as vidrarias já mencionadas.
2. MATERIAL E MÉTODO
Nos laboratórios, usualmente as análises são realizadas pelo menos em triplicata, obtendo-se uma média e um intervalo de confiança. Quando obtidos vários valores para uma medida e se suspeita de um valor o teste de Q pode ser aplicado para a exclusão deste seja valida.
Quando o valor de Q calculado for maior que o valor de Q da tabela, o valor suspeito pode ser eliminado. Após a realização do teste Q, a média (͞ₓ) e o intervalo de confiança ( podem ser calculados.
Onde:
t = é o valor de t para um nível de 95% de confiança;
N = número total de réplicas;
Xi = valor da réplica.
2.1. Materiais:
Vidrarias:
1. Erlenmeyer
1-Balão volumétrico
1-Béquer de 250 mL
5-Béqueres de 50 mL
4-Béqueres de 100 mL
2-Bureta 25 mL, 50 mL
1-Pipeta graduada
1-Pipeta volumétrica