Relatorio quimica
PARTE 1
Tubo 1 (HCl + fenolftaleína)- A solução fica incolor. Como a característica comportamental da fenolftaleína é de caráter ácido, ao ser adicionado em meio ácido qualquer, ela não se interage com outros ácidos, aumentando somente a concentração dos íons H+, tornando a solução incolor. Tubo 2 (HCl + alaranjado de metila)- A solução ficou com a coloração vermelha. Adicionando HCl, a solução continua ácida, ou seja, a quantidade de H+ aumenta, fazendo com que a solução adquira tal coloração.
Tubo 3 (HCl + azul de bromotimol)- A solução ficou com a coloração amarelada. Como o azul de bromotimol possui hidrogênio(s) ionizável(eis) na estrutura, quando colocado em contato com o HCl, a molécula do azul de bromotimol é "forçada" a manter seus hidrogênios devido ao efeito do íon comum, deixando assim, a molécula neutra e a solução com a respectiva coloração.
Tubo 4 (HNO3 + fenolftaleína)- A solução ficou incolor. Devido a mesma explicação dada ao tubo 1.
Tubo 5 (HNO3 + alaranjado de metila)- A solução ficou com a coloração alaranjada. Devido a mesma explicação dada a solução do tubo 2, só que por ser um ácido mais fraco que o HCl, adquiriu uma coloração alaranjada.
Tubo 6 (HNO3 + azul de bromotimol)- A solução ficou com a coloração amarelada. Devido a mesma explicação dada a reação do tubo 3, só que por ser um ácido mais fraco que o HCl, adquiriu um alaranjado mais fraco .
Tubo 7 (NaOH + fenolftaleína)- A solução ficou com a coloração rosa. Como a característica comportamental da fenolftaleína é de caráter ácido, quando é adicionado uma base qualquer, os íons hidroxilas vão consumir os íons H+ diminuindo a concentração destes, fazendo com que o meio fique rosa, devido ao excesso de íons OH- presente na reação.
Tubo 8 (NaOH + alaranjado de metila)- A solução ficou com a coloração alaranjada. Quando colocamos o alaranjado de metila em uma solução com NaOH, a solução passa a coloração alaranjada indicando que a solução foi neutralizada, ou seja,