Relatorio Quimica
Determinar a composição percentual de cada substância em uma mistura;
Determinar o reagente limitante de uma mistura.
Procedimento experimental
Parte A- Obtenção de precipitado Ba3(PO4)2
-Anote o numero da amostra que contem uma mistura de BaCl2.2H2O e Na3PO4.12H2O presente em sua bancada.
-Pese 2g da mistura em um vidro de relógio e transfira para um béquer de 250 ml.
-Adicione 200ml de agua destilada e agite a solução com um bastão de vidro por cerca de 1 minuto. Espere o precipitado sedimentar (deixe o bastão dentro do béquer e cubra este com vidro de relógio).
-Coloque o béquer em banho-maria por 20 minutos. Enquanto o precipitado é mantido aquecido pese um papel de filtro (anote a massa do papel).
-Dobre o papel de filtro ao meio, e depois dobre ao meio novamente, abra uma das partes para se encaixar dentro do filtro. Umedeça-o com água destilada para ajusta-lo perfeitamente.
-Filtre o precipitado, inicialmente sem agitar, ainda morno. Do filtrado retire duas quantidades de 50 ml com uma proveta e coloque cada uma dessas duas amostras em erlenmeyers de 100 ml. Reserve para a segunda parte do experimento.
-Lave o precipitado com água morna. Lave também com um pouco de etanol.
-Remova o papel de filtro e coloque-o em uma placa de petri para secar na estufa. Verifique a massa a cada 10 minutos até atingir peso constante. Parte B- Determinação de reagente limitante
-Teste para excesso de PO43-:
Adicione 2 gotas de BaCl2.2H2O ao erlenmeyers que contém 50 ml do filtrado. Se aparecer um precipitado é porque o íon PO42-, ou seja, o Na3(PO4)2 está em excesso.
-Teste para excesso de Ba2+:
Adicione 2 gotas de Na3PO4.12H20 ao outro erlenmeyers que contem 50 ml da solução filtrada. Se aparecer um precipitado é porque o íon Ba2+, ou seja, o BaCl2 está em excesso. Parte C- Reagente limitante
-Em 5 frascos obtidos na bancada adicione respectivamente 7 ml, 30 ml, 50 ml, 70 ml e 95 ml de vinagre