Relatorio Quimica
ENGENHARIA MECÂNICA
Gabriel Vargas Fraga
Henrique Guidi
Lucas Fiorio
Rhuan Santana
VIDRARIAS, MEDIDAS E ERROS
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
19 DE JUNHO DE 2013
1 - INTRODUÇÃO
No laboratório de química, foi proposto aos estudantes que realizassem um experimento para conhecer e calibrar vidrarias comuns ao laboratório. O professor mostrou alguns tipos de equipamentos que serão utilizados no decorrer do curso. Saber diferenciar os equipamentos é de suma importância para uma boa prática laboratorial, e o produto final experimentado ou medida feita no laboratório deve ser acompanhada do valor estimado do erro da medida e da unidade empregada.
Existem três tipos de erros sistemáticos: os erros instrumentais, que são causados pelo comportamento não ideal de um instrumento, por calibrações falhas ou pelo uso do material em condições inadequadas; erros de método nos quais se originam do comportamento físico ou químico não ideal de sistemas analíticos; erros pessoais, que resultam da falta de atenção ou conhecimento do próprio analista.
No experimento que irá ser descrito, haverá um cálculo de margem de erro referente à precisão e a exatidão da calibragem de pipetas, sendo uma a pipeta volumétrica de 20 mL e outra a pipeta graduada de 10 mL. Essas pipetas são vidrarias usadas para medir ou transferir volumes líquidos, a uma certa temperatura. São utilizadas para medir pequenos volumes.
Precisão: referem-se ao quanto os valores encontrados estão próximos a um valor médio.
Exatidão: refere-se à proximidade do valor verdadeiro.
O cálculo da margem de erro e do desvio padrão é possível ser encontrado através das seguintes fórmulas:
Onde x média do valor encontrado
Xi= valor medido
Xv= valor verdadeiro
N= número de repetições feitas no experimento
S = desvio padrão
2 – OBJETIVO
Foi dado como objetivo a calibragem e a verificação de duas