relatorio quimica I
CARBONATAÇÃO DO CONCRETO E ARGAMASSAS
Relatório apresentado da disciplina de Química Geral I do curso de Engenharia Civil da CEULP/ULBRA orientado pelo professor José Geraldo Delvaux
Novembro de 2013
Índice
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................03
2. OBJETIVO..........................................................................................................04
3. MATERIAIS E MÉTODOS...............................................................................05
4. RESULTADO E DISCURSÃO..........................................................................06
5. CONCLUSÃO.....................................................................................................07
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................08
1. INTRODUÇÃO
A Carbonatação é um dos mecanismos mais correntes de deterioração do concreto, onde o dióxido de carbono presente no ar entra pelos poros do concreto, que geralmente não foi bem compactado, reage com o hidróxido de cálcio formando carbonato de cálcio e água.
A taxa carbonatação depende de vários fatores, da permeabilidade do concreto, quanto mais permeável maior será a taxa. Num concreto homogêneo a carbonatação avança com a frente paralela a superfície. Quando a carbonatação atravessa o recobrimento das armaduras, estas ficam despassivadas, devido a perda de alcalinidade.
Com a carbonatação, conhecendo em vários pontos de uma estrutura de concreto armado, é possível avaliar sua durabilidade e estimar a extensão das áreas a reparar.
2. OBJETIVO
Para verificar a ação dos carbonos no concreto, utiliza-se solução alcoólica de fenolftaleína, aplica em forma de jato spray, se a coloração ficar em cor rosa é porque não carbonatou e seu PH é maior que 12. Já se ele mantiver incolor, é porque carbonatou e o PH é menor ou igual a 9.
3.