relatorio quimica vinagre
Soluções químicas são misturas homogêneas compostas de duas ou mais substâncias, sendo uma o solvente e a outra o soluto. Por exemplo, se preparamos uma mistura de água com sal, a água será o solvente que dissolverá o soluto, que é o sal.
O comportamento das soluções geralmente não depende somente da natureza dos solutos, mas também suas concentrações e a quantidade de soluto na solução determina a concentração da solução.
A concentração é a relação entre a quantidade de soluto e o volume da solução (não do solvente). Se em um copo de suco de 200ml colocarmos 200g de açúcar e em outro copo colocarmos 500g, a primeira solução será menos concentrada que a segunda pois a quantidade de açúcar no primeiro copo de suco foi menor que no segundo copo. Mas essas misturas tem um limite, pois um solvente só pode dissolver até o certo limite de soluto, e isso é chamado de coeficiente de solubilidade. Existem vários tipos de soluções, e elas podem ser:
1.Saturadas – quando a quantidade de soluto dissolvido é igual à quantidade que o solvente consegue diluir.
2.Insaturadas- quando a quantidade de soluto é menor que a quantidade que o solvente consegue diluir.
3.Super –saturada - quando a quantidade de soluto é maior que a quantidade que o solvente consegue diluir. Para determinar a concentração de determinado soluto em uma solução, geralmente realiza-se uma titulação, que envolve combinar uma amostra de solução com uma solução reagente de concentração conhecida, chamada solução padrão. Geralmente a solução padrão é adicionada gota a gota, por meio de uma bureta, à solução de concentração desconhecida (contida num erlenmeyer) como mostra a figura 2. As titulações podem ser conduzidas usando entre outras, as reações ácido-base.
Figura 2 – Demonstração prática da titulação
Quando uma solução de um ácido e de uma base são misturadas ocorre uma reação de neutralização. Os produtos dessa reação não têm