Relatorio Quimica Organica Repolho Roxo
Ácido e base são duas classes de substâncias químicas com propriedades bem definidas e opostas. Um ácido tem um sabor característico e frequentemente reage quando em contacto com metais, ocasionando a libertação de hidrogênio. Uma base tem um sabor amargo e é gordurosa ao toque. As teorias sobre essas substâncias passaram por diversas reformulações ao longo dos anos. A primeira definição surgiu em 1887, proposta pelo químico sueco Svante Arrhenius. Segundo ele, ácidos seriam substâncias cujas soluções aquosas contivessem excesso de íons H+ (em relação a OH-), enquanto bases seriam seriam substâncias cujas soluções aquosas contivessem excesso de íons OH- (em relação a H+ ). Por essa noção limitar-se às soluções aquosas, não tardou que surgissem novas definições. Os dois conceitos mais frequentemente usados hoje em dia são de Brönsted-Lowry e o de Lewis.
Brönsted-Lowry propuseram uma definição mais ampla e genérica para ácidos e bases. A chamada definição protônica, defini um ácido, como toda substância (molécula ou íon) capaz de liberar um próton (H+), e uma base, como toda substância (molécula ou íon) capaz de receber um próton.
Lewis Em 1923, no mesmo ano que Brönsted e Lowry propuseram a definição protônica para ácidos e bases, G. N. Lewis, químico americano propõe uma definição ainda mais abrangente para ácidos e bases, a definição eletrônica.
Lewis definiu um ácido, como uma espécie capaz de receber pares de elétrons e base, como uma espécie capaz de doar pares de elétrons, formando ligações químicas.
OBJETIVO
Verificar o caráter ácido-base de substâncias orgânicas, através de um indicador natural, o extrato de repolho roxo.
PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAIS
9 tubos de ensaios
2 provetas de 10 mL
1 peneira
1 conta-gotas
1 béquer de 500 mL
1 bico de Bunsen
REAGENTES
Solução diluída de ácido clorídrico concentrado, ou ácido muriático (1 mL do ácido concentrado em água de 100 mL)
Detergente com amoníaco
Vinagre