Relatorio Quimica Geral
No experimento primeiramente pesamos em um Becker pequeno 1,25 g de NH4Cl e logo depois adicionamos 7,5 mL de NH4OH concentrado no mesmo becker para que se dissolva o NH4Cl. Feito isso passamos a solução para uma cápsula de porcelana e adicionamos 2,5 g de CoCl2.6H2O em pequenas porções e agitamos levando ele até a capela para que fosse acrescentado 6 mL de água oxigenada de maneira lenta e em pequenas quantidades. Após a solução parar de ferver passamos novamente a solução para o becker e adicionamos 7,5 mL de HCl concentrado, então colocamos a solução em banho maria até que o volume desta se reduzisse a metade, feito isso colocamos a solução em banho de gelo por 15 minutos. Passado o tempo fizemos uma filtração a vácuo para separar os cristais, e para lavar os cristais usamos água deionizada e éter, depois de secos pesamos os cristais obtidos.
Discussão
a)
b) Os estados de oxidação nos compostos de cobalto são +2, +3 e +6, sendo esse último o de maior estado de oxidação.
c) A efervescência ao adicionar água oxigenada ocorre devido que na reação o oxigênio vai variar seu nox de -1 para -2 , portanto ele reduz sendo agente oxidante do cobalto e por isso causa a efervescência.
2CoCl2.6H2O + 2NH4Cl + 8NH3 + H2O ----------- 2[Co(NH3)5Cl]Cl2 + 14H2O O -1 --- - 2 reduziu ---- agente oxidante d) Os cristais obtidos tem uma cor rosa claro.
e) É necessário lavar os cristais com éter pois ele é pouco solúvel evitando desperdiçar parte dos cristais e também para retirar as impurezas. Obs: não usamos o álcool para lavar os cristais
f) Peso NH4Cl = 2,5 g Peso filtro de papel = 0,427 g Peso papel + cristal = 1,081 g para achar o peso do cristal diminuímos o peso do papel + cristal pelo peso do filtro de papel Peso filtro de papel = 0,654 g 2,5 g de NH4Cl -------- 100% 0,654 g de cristal ------- X%