relatorio quimica experimental
Disciplina: EXA 409 Química Geral e Inorgânica
Estudo das forças intermoleculares
Objetivo
O objetivo do experimento é testar a polaridade das substâncias tendo a água como referência na análise das soluções ,substância polar.
Introdução
Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.
Dessa forma podemos classificar em tipos básicos de interações intermoleculares: interação dipolo-dipolo, pontes de hidrogênio, dipolo instantâneo e dipolo induzido e interações iônicas.
Vamos ver então como são as forças quando aproximamos:
Íon x molécula polar: É a força mais forte e sua magnitude pode ser compatível a de uma ligação covalente.
Molécula polar x molécula polar: Ocorre entre moléculas polares da mesma substância ou de substâncias diferentes, ambas polares. Esta força é muito conhecida como dipolo x dipolo ou dipolo-permanente.
Ligações de hidrogênio: Quando ligado a um átomo pequeno e de forte eletronegatividade (F, O ou N), o hidrogênio forma ligações polares muito fortes. Seus pólos interagirão fortemente com outras moléculas polares, formando uma forte rede de ligações intermoleculares. Molécula polar x molécula apolar: Conhecida como interação dipolo x dipolo induzido, ocorrem porque moléculas polares (dipolos permanentes) conseguem distorcer a distribuição de carga em outras moléculas vizinhas, através de polarização induzida. Uma interação desse tipo é uma interação fraca.
Essas interações são responsáveis, por exemplo, pela solubilidade de gases como o O2 (apolar) em água.
Molécula apolar x molécula apolar: O movimento dos elétrons permite que, em determinado momento, moléculas apolares consigam induzir um dipolo em sua molécula