relatorio quimica experimental
Destilação Com Purificação
Separamos um vidro de relógio e com o auxilio de uma balança e uma palheta, medimos 5g de cloreto de sódio, logo após colocamos o cloreto de sódio somado a 70ML de água destilada no balão volumétrico, agitamos até dissolver ao terminar adicionamos pedra de ebulição (que serviu para homogeneizar a solução). Com a ajuda do suporte prendemos o balão volumétrico encaixamos a conexão colocamos o condensador prendemos uma ponta da borracha de conexão no condensador e a outra ponta na torneira (abrimos a torneira e deixamos que a água entrasse no condensador para resfria-lo), pegamos outra borracha de conexão e prendemos uma ponta no condensador e a outra ponta ficou livre na pia, na ponta livre do condensador foi colocado um Becker para recolher a solução, enrolamos fita crepe na ponta de um termômetro e colocamos no balão volumétrico para saber a temperatura do experimento ao ligar a manta de aquecimento no máximo notamos que ao atingir a temperatura de 100°C começou a ocorre o processo de “Destilação com purificação”.
Conclusão: Ao adicionar água e sal foi feito uma solução salina que é homogenia, por meio de destilação conseguimos separar a água do sal obtendo assim água limpa, para que ocorresse o processo de destilação foi necessário chegar à temperatura de 100°C (que é o ponto de ebulição da água) a água se transforma em vapor, quando esse vapor entra em contato com a parte fria do condensador ele se condensa e volta para o estado liquido conseguindo assim separar o sódio da água. Observamos que nesse processo perdemos um pouco da água começamos o experimento com 70ML e terminamos com 61ML.
AULA MINISTRADA NO DIA: 22/08/2013
Destilação Simples
No balão volumétrico foi colocado 50ML de água destilada juntamente com 50ML de álcool 95% e pedra de ebulição (que serviu para homogeneizar a solução). Com a ajuda do suporte prendemos o balão volumétrico encaixamos a conexão