relatorio quimica anal
CCA – CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
ENGENHARIA AGRONÔMICA
CAMPUS – ARARAS
QUÍMICA ANALÍTICA
Determinação de umidade e matéria seca na banana prata
Araras-SP
2015
Resumo
A banana pode ser definida como um fruto de maior popularidade no mundo devido ao seu elevado valor nutricional e um baixo custo. Entretanto, este fruto apresenta um rápido amadurecimento, o que consequentemente passa a ser um fator limitante para o consumo.
1. Introdução
A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e no mundo, sendo cultivada em grande parte dos países tropicais, ocupando segundo lugar no ranking das fruteiras tropicais em volume de produção (6,8 milhões t), perdendo apenas para a cultura da laranja (17,9 milhões t). A Região Norte contribuiu no ano de 2005 com 1,1 milhão t de frutos e o estado do Amapá com 2,6 mil t de frutos (IBGE, 2005). A banana é uma fruta de elevado valor nutricional, por se caracterizar como uma grande fonte energética, devido à presença de açucares e amido em sua composição, além de vitaminas e sais minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio e outros (BORGES et al., 1997).
Do aspecto biológico, a banana apresenta uma das maiores perdas por decomposição visto que é extremamente perecível, não permitindo o uso de frio para o armazenamento. De todos os processos de aproveitamento industrial da banana, o da produção de banana passa é visto como um dos mais interessantes, uma vez que requer um baixo investimento inicial e um alto consumo pelo mercado (SILVA et al., 1995). Atualmente, o processo de desidratação de alimentos vem sendo uma forma de pesquisa na procura de métodos de secagem que proporcionam um baixo custo, alta conservação com pouca alteração nas características nutritivas. Um método mais convencional de desidratação seria a utilização de estufas afim de retirar a umidade e preservar o alimento.
2. Objetivo
Determinar a umidade e matéria