relatorio qui exp 3
QUÍMICA EXPERIMENTAL – EXPERIÊNCIA 3
ESTEQUIOMETRIA
Ana Karolina Meireles de Oliveira
Cid Oliveira Queiroz
Marcus Vinicius Oliveira Silva
1º período de Biomedicina/Farmácia
Disciplina: Química Geral Experimental
Professora: Glaura
BELO HORIZONTE
23 DE ABRIL DE 2015
EXPERIÊNCIA 3 - ESTEQUIOMETRIA
Introdução:
Estuda-se que a estequiometria cuida das relações de massa entre as espécies químicas numa determinada reação. Situações do tipo como a medida da concentração de dióxido de carbono na atmosfera ou a determinação da quantidade de um minério envolvem cálculos estequiométricos os quais se norteiam nas proporções fixas existentes entre as espécies e a equação química devidamente balanceada que por sua vez demonstra quantitativamente a relação entre reagentes e produtos. Posto isto, sabe-se que a Lei da conservação das massas é dos primórdios sustentadores das proporções estequiométricas: N2 (g) + 3H (g) ----------------------2NH3 (g)
Em suma, a reação devidamente balanceada acima representa que 1 mol de Nitrogênio reage com 3 mols de hidrogênio formando 2 mols de amônia.
Objetivos:
Neste experimento realizado nesta prática foi possível constatar a relação estequiométrica de uma reação entre o sulfato de cobre II (CuSO4) e o hidróxido de sódio (NaOH), bem com a formação de um precipitado azul de hidróxido de cobre (Cu(OH)2). No experimento foi observado que a medida realizada para os fins estequiométricos foram o volume (mL) dos reagentes e para o produto foi utilizado a altura do precipitado formado (cm) uma vez que se constata que a altura é diretamente proporcional a massa.
PROCEDIMENTO 1
Foi colocado numa estante para tubos de ensaio, 6 tubos de Nessler com o fundo chato e adicionado a cada um deles sucessivamente, 11,0;10,0;8,0;6,0;4,0;2,0 mL de solução de NaOH 0,5 mol L -1 e logo em seguida fui adicionado respectivamente aos tubos na mesma sequência anterior 1,0; 2,0; 4,0; 8,0 e 10 mL de CuSO4