Relatorio Queijo Cheddar Total
Curso Técnico de Leite e Derivados
Alunos: Luiz Felipe Campos Ariosa – Marcelo Ribeiro
Disciplina: Desenho-Técnico
Professor: Ronaldo
Data: 03/11/2014
Relatório: Queijo Cheddar
1. Introdução
A origem do queijo vem dos séculos antes de Cristo.
A mais conhecida é que o queijo tenha surgido acidentalmente ao se armazenar o leite em recipientes feitos com estômago de ruminantes.
No leite assim contido, horas depois , ocorria a coagulação, e se o soro fosse drenado, restava uma massa compacta que podia ser consumida fresca ou ser armazenada por alguns dias.
Com o tempo, o homem teve conhecimento de que o extrato procedente do estômago dos ruminantes jovens era o responsável pela coagulação do leite. O queijo Cheddar é originário de uma pequena cidade, de mesmo nome, na província de Sommerset, sudoeste da Inglaterra, com inúmeros relatos entre os quais uma partida enviada ao Rei Henrique II, por volta de 1170.
Atualmente é um dos queijos mais consumidos mundialmente, principalmente nos países de língua inglesa como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
Apresenta-se sob duas derivações: a primeira segue-se à técnica tradicional inglesa, que varia sob alguns aspectos principalmente relacionados ao processo de maturação; a segunda é provavelmente a tecnologia mais empregada na atualidade, que é a americana.
O queijo Cheddar americano é muito empregado como matéria prima para o queijo Cheddar Processado, queijo o qual está relacionado este grande consumo. A fabricação de Cheddar hoje em dia consiste em um processo longo e demorado, onde o queijo passa por etapas e exige um trabalho manual. O queijo cheddar necessita-se exclusivamente de um leite rico em proteínas e gorduras que adicionado a coalho e corantes irá se transformar em uma massa esponjosa.
Fluxograma
Introdução ao Vídeo
A gordura e a proteína são indispensáveis no queijo cheddar.
Por isso que nas fazendas as vacas Jersey se