relatorio queda livre
CORPOS EM QUEDA LIVRE
MARINGÁ-PR
SETEMBRO /2013
EVA CORREIA FINKLER
Relatório apresentado ao Programa de Graduação em Engenharia Civil, da FEITEP, como requisito parcial da disciplina de Física Experimental 1.
MARINGÁ
Setembro/2013
1 TEMA
Queda Livre de um Corpo.
Objetivos
Com a realização desta atividade pretende-se:
Distinguir força, velocidade e aceleração; Reconhecer que, numa queda livre, corpos com massas diferentes experimentam a mesma aceleração; Explicar que os efeitos de resistência do ar ou de impulsão podem originar acelerações de queda diferentes; Determinar, a partir das medições efetuadas, o valor da aceleração da gravidade e compará-lo com o valor tabelado; Determinar, a partir das medições efetuadas o valor da velocidade imediatamente antes de atingir o solo; Determinar o tempo de queda do corpo. Características do vetor ():
• Direção: vertical
• Sentido: de cima para baixo;
• Valor: depende da latitude, da altitude e do planeta. À superfície da Terra o seu valor médio é de 9.8 m/s2.
Introdução:
A experiência realizada constitui-se em uma esfera que cai livremente de distâncias pré-determinadas. Seu tempo de queda é medido e tabelado. A partir desses resultados, tem-se como objetivo determinar a a aceleração da gravidade baseada na atração entre corpos. Por referir-se à atração entre corpos é muito útil na astrofísica para medir a aceleração gravitacional em diferentes corpos no universo.
Experiências pouco cuidadosas podem dar a impressão de que a aceleração varia com a massa dos corpos; por exemplo, uma folha de papel amassada e outra aberta podem cair em tempos diferentes: isto ocorre devido à resistência do ar. Os antigos gregos acreditavam firmemente que