Relatorio pêndulo simples fisica esperimental
Pêndulo Simples
Objetivo: Determinar o valor mais provável do período do pêndulo simples e calcular a porcentagem de erro, tentando a partir de técnicas experimentais aumentar a precisão dos resultados obtidos.
Materiais utilizados: * Uma haste com eixo perpendicular; * Um peso qualquer; * Um barbante de qualquer tamanho; * Um cronômetro com precisão de centésimos de segundos; * Uma régua graduada em mm;
Método: Foi utilizado uma haste com a finalidade de suspender o barbante, este que deve ser medido com a régua.
O peso possuía um gancho, pelo qual poderia ser amarrado ao final do barbante, assim ficando preso ao fio. Formando a estrutura de um pêndulo simples.
O período do pêndulo simples foi definido usando um cronômetro.
Para certificar que o período foi medido corretamente deve-se ter certeza que o ponto de partida do pêndulo corresponde com o ponto final, o qual por não possuir instrumentos adequados foi realizado manualmente, realizamos este processo sete vezes.
Posteriormente calculamos a média aritmética dos sete valores obtidos, tendo assim o período mais provável do pêndulo.
A partir da média do período obtido calculou-se o módulo de desvio de cada um dos tempos em relação a suas médias, na qual d=|Tm-T|, sendo Tm o período mais provável e T o período de cada oscilação.
Com os módulos dos desvios calculados, tiramos uma nova média aritmética simples entre eles para calcular a porcentagem de erro, que é dada pela equação %E=|dm|.100/T, onde dm = Desvio médio e tm = Tempo médio.
Para maior precisão do valor do período do pêndulo realizamos um processos de medição diferente, desta vez deixamos o pêndulo oscilar por sete vezes ininterruptas, depois dividimos o tempo pelo número de períodos realizados. Assim foi diminuído o número de interferências manuais e tornando este valor mais preciso comparado ao processo anterior.
Para efeitos de comparação, também foi calculado o período do pêndulo pela fórmula T=2πl/g,