Relatorio Principais Influ Ncias Nas Estruturas Maias
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
AS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS NA ARQUITETURA DA CIVILIZAÇÃO MAIA
GARANHUNS- PE
2014
As principais influências na arquitetura Maia.1
Alison Porto; Isael Silvestre; Rafael Dino2
A civilização maia foi responsável por uma das arquiteturas mais imponentes e bem elaboradas da história, e pretendemos no decorrer do texto apontar algumas das influências que giram em torno dessas estruturas.
Para começar tentamos entender um pouco da cultura do povo Maia, destacando primeiramente o modo de subsistência da civilização, no caso a agricultura, que influenciou bastante nas construções desse povo, porém não considerada como influencia principal. A base da cultura era a teocracia, outra forte influência nas edificações e foco principal das estruturas da civilização. A ideia de que os sacerdotes detinham o poder político levou alguns estudiosos a crer em certa pacificidade entre os centros urbanos, porém alguns vestígios estruturais como a descoberta de “fossos e parapeitos em torno de Becán3, que teriam servido como proteção contra as incursões militares de outros centros urbanos” (WEBSTER, 1977 apud NAVARRO, 2008, p. 358). Indicando que existiam conflitos entre os centros urbanos, que iremos destacar como terceiro foco.
Sabemos hoje que os centros urbanos do povo maia funcionavam mais ou menos como cidades-estados, ou seja, “cada centro urbano não é uma cópia dos demais, mesmo estando em áreas vizinhas e possuindo a mesma tradição.” (NAVARRO, 2008, p. 363). O que implica também em diferentes influências sofridas pela arquitetura dessa civilização. No entanto, procuramos focar as influências arquitetônicas partilhadas entre todos os centros urbanos da civilização Maia.
“Tradicionalmente, os arqueólogos dividiram a História maia em três períodos principais: Pré-Clássico (800 a.C. a 300 d.C.), Clássico (300 d.C. a 900 d.C.), Pós-clássico (900 d.C. a 1520 d.C.).”4 (NAVARRO,