Relatorio preparo de soluções
Dá- se o nome de mistura à reunião de duas ou mais espécies químicas diferentes. Conforme a natureza das espécies químicas, a mistura pode ser homogênea ou heterogênea (SARDELLA, 2005).
Soluções são misturas homogêneas- e como tal apresentam um único aspecto- de duas ou mais substâncias. Pode- se ter soluções de sólidos em líquidos, de líquidos em líquidos, de gases em líquidos etc. As mais importantes, para nós, são as soluções de sólidos em líquidos e de líquidos em líquidos (CONSTATINO; SILVA; DONATE, 2004 & SARDELLA, 2005).
Numa solução de dois componentes, um sólido e outro líquido, o líquido é chamado solvente e o sólido, soluto. Quando os dois componentes são líquidos, muitas vezes (mas nem sempre) se chama de solvente aquele que estiver presente em maior quantidade (CONSTATINO; SILVA; DONATE, 2004).
Concentração é uma medida das quantidades relativas dos componentes de uma solução. Pode ser definida como a razão entre quantidades de soluto e quantidade de solvente ou entre quantidade de soluto e quantidade de solução (CONSTATINO; SILVA; DONATE, 2004). Segundo FELTRE (2004), essas quantidades podem ser dadas em massa (g, kg, etc.), em volume (m3, L, mL, etc.) ou em mols, teremos então várias maneiras de expressar concentrações. Há vários tipos de concentração: Concentração comum (C), Concentração molar ou Molaridade (m), Concentração em quantidade de matéria (Cn), Título (T), concentração molal ou molalidade (W), etc (TRINDADE et al, 2006 & SARDELLA; FALCONE, 2004).
Segundo TRINDADE et al(2006), uma propriedade específica de qualquer substância é a propriedade determinada pela sua natureza. Geralmente, tal propriedade é representada por uma qualidade particular ou por um valor numérico, que varia com a substância. Segundo FELTRE (2004), a densidade da solução relaciona a massa com o volume da própria solução. Ela indica a massa da solução correspondente a uma unidade de volume (por exemplo: 1 mililitro). A densidade da solução não é