Relatorio potência
Na figura 1 é possível observar que a tensão e a corrente na carga estão em fase, isso ocorre pois o circuito é puramente resistivo. A onda contínua de maior amplitude mostra a tensão na carga e a de menor amplitude mostra a corrente. A tensão se tornou contínua pulsante devido ao retificador monofásico meia-onda, que funciona da seguinte forma: No semi ciclo positivo o diodo conduz corrente elétrica, funcionando como uma chave fechada. Já no semi ciclo negativo, o diodo não conduz, e passa a assumir o papel de uma chave aberta, assim a carga só recebe a parte positiva da tensão fornecida pela rede.
Figura - Formas de Onda da tensão na rede e da tensão e corrente na carga.
Ainda na figura 1 pode-se observar valores médios e máximos medidos sobre a carga:
Vmax= 184V; Vmed= 61,8V; Imax= 203mA.
Calculando a tensão e a corrente média na carga, tem-se:
Logo, Vmed= 184/π = 58,56V e Imed= Vmed/R= 58,56/280= 209,143mA.
Percebe-se que os valores medidos são bem parecidos com os valores calculados.
3- Na figura 2 pode-se observar as formas de onda da tensão e da corrente no diodo principal. Percebe-se que só tem tensão no diodo no momento que ele está funcionando como chave aberta e só tem corrente quando ele está conduzindo, ou seja, funcionando como chave fechada.
Figura - Formas de onda da tensão e da corrente no diodo.
4- Como foi dito anteriormente, um retificador monofásico meia-onda funciona em função do diodo principal. No semi ciclo positivo o diodo conduz corrente elétrica, entregando a parte positiva da tensão para a carga. Já no semi ciclo negativo o diodo não conduz, funcionando como chave aberta, assim a tensão negativa da rede fica toda em cima dele e não é entregue para a carga. O raciocínio é o mesmo para corrente.
5- Circuito alimentado por uma carga resistiva indutiva (R=280 Ω e L=0,37H).
Na figura 3 pode-se observar que agora a carga recebe um pouco de tensão