Relatorio posto saúde
Falaremos sobre o método de ensino e aprendizagem como é de objetivo de formar psicólogos dentro de uma visão de qualidade profissional a partir de um modelo educacional inovador, crítico e criativa no contexto social em que o curso está inserido, surge então o PINESC (Programa de Integração Ensino-Serviços-Comunidade).
O PINESC é, então, uma metodologia de ensino-aprendizagem que vem integrar os serviços de saúde, a sociedade e a universidade, possibilitando ao futuro profissional, uma experiência real para que ele possa atuar de forma adequada.
No primeiro ano letivo o acadêmico é levado a conhecer a comunidade na qual a UBSF está inserida, condições de vida e moradia da população da área atendida. Cada UBSF atende um espaço físico específico e delimitado de acordo com as determinações da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde Pública).
A partir do segundo ano do curso a experiência é diretamente voltada aos serviços de saúde mental. Nesse momento o aluno é colocado junto de psicólogos da rede pública de saúde e passa a participar de várias atividades em diversas unidades e é levado conhecer o funcionamento dos serviços relacionados à saúde mental, oferecidos para a população do município.
A realização das atividades previstas se deu inicio no dia 14 de março de 2012 e se estendeu até o dia 23 de maio do mesmo ano, sendo de modo alternado em intervalos de 15 dias cada grupo. O grupo de que trata este relatório atuou nos dias 14/03, 28/03, 11/04, 25/04, 09/05 e 23/05, totalizando um período de aproximadamente 03 (três) meses, 11 (onze) dias totais presentes na UBSFs, resumindo-se a 05(cinco) dias efetivamente ambos os grupos. Ao passo que um grupo se encontrava na UBSF o outro realizava atividades em sala de aula e vice versa.
O local de realização módulo PINESC por este grupo é a Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Fernando de Arruda Torres, localizada na Zona Urbana do Município de Campo Grande – MS, no Distrito Sanitário Norte, situada à Rua