RELATORIO PIESC

1561 palavras 7 páginas
1. INTRODUÇÃO

O conceito de saúde é muito relativo de pessoas para pessoas, varia da cultura, da sociedade, da religião, época, lugar e classe social ao qual se está inserido. Depende também de conjunturas políticas e econômicas e de valores científicos e filosóficos individuais. Até metade do século XX, não se tinha um conceito mundialmente aceito de saúde, pela falta de organizações internacionais, mesmo a Liga das nações não conseguiu obter um consenso, o qual veio após a Segunda Grande Guerra com o surgimento da organização das nações unidas (ONU) e a organização mundial da saúde (OMS).
Em 1948 a OMS definiu que a saúde deveria ser um direito de todos e dever do Estado, de acordo com a organização “Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”. Este conceito, porém, ainda é discutido, mostrando a subjetividade do tema. Um exemplo é a constituição brasileira de 1988 que não define o que é saúde, apenas cita que ela deve ser assegurada pelo estado a toda a população.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVO
Promover a inserção dos alunos no âmbito da comunidade na qual a universidade está inserida, praticando as habilidades comunicativas, bem como a educação interprofissional. Conhecer as estruturas da unidade básica de saúde (UBS) do bairro Porto belo e analisar o conceito diferente de saúde entre a população da comunidade bem como sua qualidade de vida.

2.2 METODOLOGIA

Com a ajuda de agentes comunitários da comunidade Porto Belo primeiramente fez-se um reconhecimento da unidade de saúde, incluindo estrutura física, equipe profissional e a população atendida.
Feito isso, o grupo dividiu-se em uma dupla e um trio sendo composto pelo menos por um hispano-hablante e um agente comunitário acompanhando. Saiu-se a campo para visita domiciliar para ser efetivada a entrevista abordando conceito de saúde e qualidade de vida (em anexo).

Relacionados