Relatorio Perodoxido

506 palavras 3 páginas
UNIPAC
Universidade Presidente Antônio Carlos
Curso de Farmácia

Peróxido de Hidrogênio

Flávia
Giancarlo Paiva
Gilmara Santiago
KELLEN REIS
MARCIANE RODRIGUES
Synara
Thamara Malta Pamplona

BARBACENA
Abril/2014
Introdução
Os primeiros documentos relativos á Farmacotécnica apareceram no final do terceiro milênio a.C.: São tablitas médicas (placas de argila sumério-assírio-babilônicas). Por volta de 2100ª.C. surgiu a Tablita de Nippur, que continha fórmulas e operações farmacêuticas. Farmacopéia é uma palavra derivada dos termos gregos pharmacon (droga) e poieco (faço). (DESTRUTI, 1998)
Em 1818, o Barão Louis Jacques Thénard, químico francês, fazendo reagir o peróxido de bário (BaO2) com ácido sulfúrico (H2SO4), obteve, em seu laboratório, o peróxido de hidrogênio (H2O2), que possui propriedade oxidante.
O peróxido de hidrogênio é um líquido incolor à temperatura ambiente, cuja formula química H2O2. Possui diversas aplicações em várias áreas, dentre elas a agricultura, têxtil, mineração, metalúrgica e principalmente farmacológica como antisséptico.
O peróxido de hidrogênio decompõe-se rapidamente quando em contato com substâncias oxidantes e redutoras, com matérias orgânicas e substâncias oxidáveis, com substâncias alcalinas, iodetos, permanganatos e outras substâncias. A sua decomposição é acelerada pela presença de metais, luz e agitação. (BRASIL, 2012)

Objetivo
Produzir água oxigenada 10 volumes.

Reagentes e materiais
Cálice
Pipetas
Pipetador
Proveta
Papel filtro
Peróxido de oxigênio
Ácido benzóico
Álcool etílico
Água destilada

Parte experimental

Inicialmente, pesou-se cerca de 0,05g de ácido benzóico, que foi dissolvido em quantidade suficiente de álcool em um cálice. Mediu-se 4,92mL de peróxido de hidrogênio em proveta e o transferiu para o cálice. Foi completado o volume com água destilada e homogeneizou levemente.
Ao final, filtrou-se a solução através de papel filtro,

Relacionados