Relatorio Pendulo Fisico
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE MECÂNICA E ENERGIA
FÍSICA EXPERIMENTAL II - Eng.
Prática 4: Pêndulo Físico
Resende
2015
1 OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA O Pêndulo Físico consiste em um sistema de um corpo rígido, suspenso por um ponto fixo qualquer P, que realiza um movimento oscilatório em um plano vertical, em torno de um eixo horizontal que passe pelo ponto P.
Para pequenas oscilações, onde o ângulo de oscilação é aproximadamente igual a 15º a 20 º, o Pêndulo Físico realiza um movimento periódico. O período (T) está relacionado com o momento de inércia (I) do corpo em relação ao eixo de rotação, à massa total (m) e à distância (s) entre o ponto de suspensão e o centro de massa. O objetivo final da experiência é obter o valor do momento de inércia do corpo em relação ao eixo de rotação para comparar com valores obtidos teoricamente. 2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para realização da experiência foram utilizados: 1 Barra Metálica, 1 Suporte para barra (haste), 1 Trena e 1 cronometro.
Mediu-se o tamanho da barra e o peso e em seguida foi fixada na haste pela extremidade. Logo depois a barra foi inclinada 20 º e liberado, medindo então o tempo para T=10 oscilações. Este processo de medição do tempo foi feito 5 vezes e feito uma média para obter um valor mais preciso.
Após saber o tempo de 10 oscilações achou-se a frequência, que consequentemente nos possibilitou descobrir o momento de inércia experimental barra. Com esses dados em mãos foi comparado o valor do momento de inércia experimental e teórico.
3 COLETA E TRATAMENTO DE DADOS
Tempo 1 (s)
Tempo 2 (s)
Tempo 3 (s)
Tempo 4 (s)
Tempo 5 (s)
9,13
8,96
9,07
9,04
9,07
Após calcular o tempo médio é feio o cálculo da frequência media:
= 10 ÷ 9,054 = 1,104 Hz
Em seguida, é calculado o momento de inércia experimental através da fórmula: , onde f é a frequência, m é a massa da barra, g é a gravidade, s é a distância do