Relatorio pedagogico
Adolescente
Data: 18 e 19 de Junho de 2012. Local: Escola Belarmina Fernandes Paragominas-Pa.
Responsáveis: Claudia Renata
A oficina de enfrentamento a violência sexual contra criança e adolescente foi realizada na escola Belarmina Fernandes no município de Paragominas, com a participação de 63 adolescentes divididos em duas turmas o objetivo de construir juencontro começou com atraso por conta de um problema com o transporte que leva os adolescentes que vem dos CRAS Gedovar e Don Zico para o CRAS Emanuel Rocha, onde acontecem nossos encontros. Iniciamos com um grupo de 35 adolescentes e aos poucos foram chegando outros grupos.
Começamos o encontro com uma dinâmica onde a educadora Ana dava comandos que o grupo teria que fazer que ela mandasse coisas do tipo: Sentar, levantar, mudar de cadeira passar para lado e para o outro, a facilitadora deixou os adolescentes chateado por terem que seguir as ordens sem dar oportunidade deles questionarem os comandos.
O segundo jogo foi o da marionete, em que três voluntários foram amarrados com fios nas pernas braçose cintura por onde seriam manipuladas pelos colegas. As duas dinâmicas culminaram com as reflexões a respeito das sensações de fazer o que o outro comandar, mesmo sem querer. Fizemos analises das relações de poder que os adultos têm com as crianças e adolescentes ao decidirem o que é importante para eles, sem consultá-los. No momento da reflexão a maioria dos adolescentes comentou que não gosta de receber ordens e sentem-se assim em casa, na escola e em outros espaços.
Depois houve a exibição de dois curtas da coletânea Direitos do coração referentes ao tema. Ao final dividimos em dois grandes, leitura e discussão de um texto que falava sobre o contexto histórico da criação do ECA. Em seguida subdividimos os grupos deixando em quatro. Deixamos os grupos livres para escolher as formas de apresentação, cada grupo ficou