Relatorio Parasitologia
PARASITOLOGIA
HPJ E KATO KATZ
1. INTRODUÇÃO
KATO KATZ: Permite identificação e a quantificação por grama de fezes das infestações por alguns helmintos (Ascaris lumbricoides, Necator americanus, Schistosoma mansoni, Trichuris trichura, Taenia sp, Enterobios vermiculares e Strongyloides stercoralis). Cistos de protozoarios podem nao ser identificados por este metodo. A sua execucao pode ser inviavel em fezes diarreicas.
Princípio do método: Método semi-quantitativo e qualitativo
Finalidade: Permite revelar os ovos de helmintos
Análise quantitativa: determina-se o número total de ovos por gramas de fezes com auxilio de tabela ou multiplica-se por o número de ovos encontrados efetivamente na preparação examinada por 24.
HPJ: A técnica consiste basicamente na preparação de uma solução homogênea entre uma amostra pequena de fezes e água, com filtração para retirada de interferentes como pedaços de comida, ou para a observação facilitada de fragmentos macroscópicos de parasitas como os helmintos. Em água, os restos fecais irão sedimentar ao longo do tempo (por isso a técnica também pode ser chamada de Método de Sedimentação Espontânea), sendo possível passá-los por uma coloração com lugol para a observação de estruturas parasitárias microscópicas. É utilizado um cálice cônico neste processo, para que a sedimentação desça facilmente até o fundo do recipiente.
2. OBJETIVOS
Revelar os ovos de helmintos
3. MATERIAIS
KATO KATZ: Fezes frescas ou conservadas (M.I.F.). Não devem ser liqüefeitas.
Tela de nylon (gaze) para concentrar o material e reter detritos que dificultariam a visualização dos ovos.
Placa perfurada que faz com que sempre a mesma quantidade de fezes seja examinada, permitindo excelente padronização de amostra suficiente de material.
Lamínula de celofane embebida na solução DIAFIX (solução diafanizadora e fixadora, que permite a conservação dos ovos e forma o esfregado transparente).
Placa de