relatorio organica
Objetivos
A prática tem como objetivo sintetizar o polímero baquelite, que consiste em uma resina de fenol-formol, e a confirmação da mesma.
Procedimentos
Inicialmente foram colocados 3,0 mL de fenol em um tubo de ensaio que foi colocado em banho Maria para fundir. Adicionou-se 5,0 mL de formol (37%) no líquido fundido. A mistura foi aquecida até entrar em ebulição. Foi adicionado ácido clorídrico gota a gota até ocorrer à formação de uma reação viva originando um líquido oleoso. O tubo foi agitado de forma rotatória.
O liquido sobrenadante formado sobre a solução oleosa foi removido utilizando um papel filtro.A massa restante no tubo foi vertida em uma placa de Petri e colocada para aquecer por duas horas em estufa a 100ºC. Após as duas horas a resina sólida foi colocada em estufa a 135ºC por mais duas horas. Após as 4 horas a amostra foi retirada da estufa e testada sua solubilidade em água. resultados e discussão
O termo polimerização refere-se à combinação química de um certo número de moléculas iguais ou semelhantes, para formar uma molécula de alto peso molecular.
Um polímero no estado termoplástico amolece quando é aquecido (e por fim se liquefaz) e endurece quando é resfriado, processo que é totalmente reversível e que pode ser repetido.
Um polímero no estado termorrígido se torna permanentemente duro quando submetido à aplicação de calor e não amolece com um aquecimento subseqüente. Durante o tratamento térmico inicial, ligações cruzadas covalentes são formadas entre cadeias moleculares adjacentes; essas ligações prendem as cadeias entre si para resistir aos movimentos vibracionais e rotacionais da cadeia a temperatura elevadas.
A reação para obtenção da baquelite é de polimerização, entre um anel aromático e um aldeído. O mecanismo da reação está descrito abaixo:
O mecanismo consiste em adicionar um aldeído no anel aromático, repetindo esse processo para se obter uma cadeia polimérica. Ao adicionar o