Relatorio obras
Telhados Os telhados tem a função de receber as águas da chuva, proporcionar isolamento térmico e proteger de outros acontecimentos atmosféricos. Composto de telhas inclinadas colocadas de maneira a canalizar as águas para o solo, tem também uma função estética. Quando bem desenhado o telhado invariavelmente embeleza a casa.
Composição do telhado
O telhado compõe-se da estrutura, cobertura e dos condutores de águas pluviais.
Estrutura
É o elemento de apoio da cobertura, que pode ser: de madeira, metálica, etc… geralmente constituída de tesouras, oitões, pontaletes ou vigas, tendo a função de receber e distribuir adequadamente as cargas verticais ao restante da edificação.
Cobertura
É o elemento de proteção, que pode ser: cerâmico, de fibrocimento, alumínio, de chapa galvanizada, etc. Constituído por telhas de diversos materiais (cerâmica, fibrocimento, concreto, aço, metálica, cobre, entre outros) e dimensões, tendo a função de vedação. Podemos ver exemplos nas figuras a seguir:
Fig. 1– Telha romana
A Telha Romana é o resultado da evolução da antiga telha plan, que por sua vez já havia sido criada como variação estética da tradicional telha colonial.
Composta por uma única peça, tornou-se mais econômica com apenas 16 unidades por m2. Seu design com encaixes modernos e sofisticados, permite maior estabilidade sobre o ripamento melhorando consideravelmente a qualidade técnica do produto.
Especificações:
Cobertura
16 peças por m2.
Medidas
40cm x 21cm de largura.
Peso Médio
2,70 Kg por peça.
43,2 Kg por m2.
Inclinação
Variável de acordo com a extensão do pano. Mínimo de 35%.
Fig. 2 - Telha portuguesa
A Telha Portuguesa é o resultado da evolução da antiga e tradicional telha colonial. Composta por uma única peça,