Relatorio NO
CAMPUS ALFENAS
PSICOLOGIA
Bryan Willian
Fernanda Salvioli
Luciano de Paulo
Valdirene Alves
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS DE ANALISE EXPERIMENTAL
DO COMPORTAMENTO
ALFENAS – MG
2015
Sumário
1. Introdução …….............…………………………………………………… 3
2. Método …………………………………………………………………….. 4 2.1 Sujeito …………………………………………………………………..4 2.2 Material …………………………………………………………………4 2.3 Precedimento ……………………………………...……………………4
3. Resultado ………………………………………...……………………….. 5
4. Referencia Bibliografica ……………………………………..…………… 6
5. Anexos ………………………………..…………………………………… 7
1. Introdução
O behaviorismo de Skinner tem como objetivo o estudo das respostas, tendo como foco descreve-lo, não explicá-lo. Seguindo os projetos de Pavlov e Watson, criou uma caixa, a Caixa de Skinner, que possibilita o condicionamento operante da resposta de pressão da barra, que tem como objetivo demonstrar os métodos e resultados encontrados a partir do condicionamento operante com o organismo experimental.
Skinner desenvolveu sua teoria sobre esse processo de aprendizagem (condicionamento operante) baseando-se nas primeiras experiências de Thorndike. Ele mostra que os comportamentos são mais permanentes e intensos em função do reforço – aumento de probabilidade de o comportamento ocorrer de novo ou de se extinguir – e refinando com recompensas e punições.
2.Método
O estudo do sujeito na primeira prática de laboratório tem como objetivo observar e registrar o comportamento do organismo em um novo ambiente, antes de ser submetido a um condicionamento.
2.1 Sujeito
Foi disponibilizado para estudo um rato albino, da linhagem Winstar, do sexo masculino, com aproximadamente 4 meses, ingênuo experimentalmente, denominado 'Alvin'. O mesmo estava com alimentação disponível, porem, com privação de água por 48 horas.
2.2 Material
Para o experimento de mensuração do