Relatorio Multimetro
O multímetro – aparelho amplamente utilizado na eletrônica – tem como função obter valores para corrente elétrica, tensão elétrica, resistência elétrica, capacitância, freqüência e temperatura. A função do multímetro utilizada neste experimento foi a “ohmímetro”, utilizada para medir resistência.
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm.
Esse experimento teve como principal objetivo fundamentar o estudo de resistores, incluindo sua composição e o seu comportamento em diversas situações, além de nos familiarizar com componentes básicos da eletrônica. Com a utilização de equipamentos adequados que nos possibilitam fazer as medidas corretamente, observou-se o comportamento para cada resistor, medindo suas resistências e fazendo uma comparação com valores tabelados e teóricos.
2 - Teoria
Um circuito elétrico é um conjunto de aparelhos interligados eletricamente de forma apropriada. É constituído, pelo menos, por um gerador elétrico, que fornece a energia, por uma carga (ou receptor), que recebe energia e por condutores elétricos que interligam os aparelhos.
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu valor é cálculo é dado pela Lei de Ohm (R=U/I), e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
Os resistores podem ser combinados basicamente em três tipos de associações: em série, em paralelo ou ainda em associação mista, que é uma combinação das duas formas anteriores. Chamaremos de resistência equivalente (Req) a resistência total de um resistor.
Associação de resistores em série Nessa associação a corrente que percorre as resistências é a mesma e a queda de tensão obtida na associação é a soma total das quedas para cada