Relatorio mru
No presente trabalho será analisado e apresentado, por meio de instrumentos disponibilizados no laboratório de Física da Universidade Federal de Goiás – Campus Avançado de Catalão, dados experimentais referentes ao cálculo do movimento retilíneo uniforme. A importância desse movimento está na possibilidade de seu estudo com recursos matemáticos elementares. Os gráficos permitem uma melhor visualização da forma como variam as grandezas que descrevem o movimento.
Objetivos
Têm-se, através deste, a finalidade de testar (mediante experimentos) e comprovar (por meio dos resultados) a veracidade dos fundamentos físicos relativos ao movimento retilínio uniforme. A apresentação de todos os dados contidos neste será feita de forma clara e objetiva afim de não deixar dúvidas aos interlocutores. A simplicidade do movimento retilíneo uniforme exige a construção de dispositivos práticos capazes de realizá-lo para tornar possível seu estudo experimental.
Materiais
* 01 centelhador Maréchal (1); * 01 conexão elétrica para o borne preto (2); * 01 conexão elétrica para o borne vermelha (3); * 01 bobina de papel termossensível (4); * 01 retenção M3 (6); * 01 cavaleiro isolante (7); * 01 colchão de ar (9) com painel lateral com condutores elétricos (5); * 01 carro com dois pinos (10); * 01 suporte com mola (12); * 01 extensão mecânica (12a); * 02 massas acopláveis de 50g (15)-cada massa tem um peso médio de 0,5N; * 01 disparador manual (21); * 01 unidade geradora de fluxo de ar (25); * 01 mangueira com conexões rápidas (26); * 01 régua transparente ou trena.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Dá-se por movimento retilineo uniforme (MRU) os movimentos que descrevem uma trajetória em linha reta despostos pelos pontos do plano xy de coordenadas cartesianas, em unidades de espaço (s) por unidades de tempo (t).
Gráfico 1
A velocidade do movimento representa a variação de unidades de espaço por