Relatorio momento de inércia disco e barra
DFI – DEPARTAMENTO DE FÍSICA
MOMENTO DE INÉRCIA. DISCO E BARRA.
Rafael Henrique de Souza 80432
Gilsomar S. de Matos Junior 68029
Fisica Experimental – Turma 032
Engenharia de Produção Agroindustria.
Maringá
Maio de 2012.
Introdução
Na mecânica clássica, o momento de inércia de um corpo é definido como a resistência que esse corpo opõe ao seu movimento de rotação em relação a um eixo fixo. O momento de inércia não trata apenas de quanto há de massa em um corpo, mas também trata da distância de cada pequeno “pedaço” de massa até o eixo de rotação. Sendo assim, tem-se que quanto mais distante a massa estiver do eixo de rotação, maior será o momento de inércia.
Os objetivos destes experimentos é obter o momento de inércia de um disco via um sistema de dois discos girando em torno do eixo que passa pelo seus centros unidas ao movimento de tranlação de uma massa que se desloca na vertical e de uma barra via pêndulo físico.
Momento de Inércia do DISCO
Métodos de Investigação:
Disco: Neste experimento foram utilizado um disco de rotação fixado a parede, barbante, Balança Digital, Trena, Peso (M) e Cronometro.
Dados do experimento levados em consideração: Altura do disco até o chão, massa do disco maior, massa do disco menor, massas dos Pesos (M) e Diâmetro do Disco.
Procedimento: Foi adotado um fio de comprimento no qual desse pra dar volta na estremidade do disco e tambem podesse tocar o solo. Uma das extremidades do fio foi colada ao disco e enrolada ao redor da extremidade do disco até que o peso (M) fiquiçado na outra extremidade do barbante estivesse proximo ao disco e suspenso no ar a uma altura h.
Depois disso foi medido a altura h com uma trena, da base do corpo suspenso ao solo .
Após todos esses procedimentos realizados, Libere o disco e quando o corpo começar a transladar acione o cronômetro, trave-o somente quando o corpo atingir o solo.
Esse Procedimento será repetido por 5